ARQUITECTURA LOW-COST
INICIO | MAPA DO SITE |
RECUPERAÇÃO HABITAÇÃO EM CASTANHEIRA DE PÊRA

Situada numa aldeia tipicamente portuguesa, esta habitação que se encontrava em estado bastante degradado, sofreu uma intervenção geral profunda, onde apenas se mantiveram as paredes exteriores tendo sido demolido todo o interior e cobertura, utilizou-se uma estrutura de laje aligeirada de modo a que esta fosse o mais leve possível devido à fragilidade das paredes de xisto estruturais da habitação.

Fiz o acompanhamento desta intervenção de recuperação / reabilitação e ampliação da habitação, com alvenaria de pedra de xisto; o tratamento de patologias, relacionadas com este tipo de alvenarias e adequação do material usado na reconstrução de modo a manter as características da arquitectura original. Era objectivo manter as cantarias originais, bem como alguns elementos exteriores nomeadamente os gradeamentos e a porta principal, que partindo da original se fez uma réplica.

Sendo esta uma habitação com uma traça e materiais característicos da arquitectura tradicional portuguesa, era importante manter e recuperar esta originalidade conciliando com novos materiais e um design interior adaptado aos nossos dias.

Optou-se em termos de materiais de acabamentos, por tijoleira burra de segunda escolha e soalho de madeira para os pavimentos, fez-se manutenção das paredes de alvenaria de xisto que ficaram aparentes nas várias divisões sempre que possível, ou em alternativa fez-se um reboco tosco com acabamento a tinta. Para os restantes acabamentos optou-se por uma madeira do tipo «Kambala», utilizada para as escadas, vãos interiores e exteriores, roupeiros e tectos e outros elementos.



<< Voltar